Como Escolher o Próximo Destino de Viagem
Olá travelers!
Nós, Dani e Fabien da Travel All Countries compartilhamos do mesmo sonho: conhecer todos os países e territórios do mundo. Por isso criamos o Projeto Travel All Countries. Sabemos que é um projeto ousado, que exige muito planejamento, mas para atingir nosso objetivo, fazemos os nossos esforços para dar certo.
Já conhecemos 30 países, e sempre estamos pensando nas próximas viagens. Algumas pessoas têm nos perguntado como nós escolhemos o nosso próximo destino de viagem. Saiba aqui como nós fazemos para escolher o nosso próximo destino de viagem!
Devagar e sempre, a gente chega lá
Para o nosso projeto de conhecer todos os países e territórios do mundo, a primeira coisa que definimos é: não adianta estressar! Sabemos que é um projeto de longo prazo, por isso não estamos preocupados com o tempo que vai levar para concretizarmos este sonho.
Temos a vida inteira pela frente para alcançar este objetivo. E, como queremos conhecer todos os países do mundo e territórios, de uma forma ou de outra, vamos acabar conhecendo todos de qualquer jeito! Então, não há motivo de stress em relação à ordem dos países a conhecer no projeto. Dessa forma, a cada viagem, a cada país visitado, vamos chegando um pouquinho mais perto da nossa meta.
A França não é só Paris
Uma outra coisa importante para nós dois, e que definimos para o projeto, é conhecer muito bem cada país.
Para nós, não faz sentido ir à um país distante e conhecer apenas a capital, ou a cidade mais turística. Queremos conhecer tudo e mais um pouco! Queremos ver o máximo possível de cidades, pessoas, atrações, cultura, história, gastronomia, enfim, imergir de cabeça no país. E, obviamente, para conseguir este nível de imersão, não é possível conhecer apenas a capital ou uma cidade mais famosa do país.
Um país de cada vez
Pelos motivos que dissemos acima, nós geralmente optarmos por conhecer um país por vez. Pois, se vamos conhecer muitas cidades de um mesmo país, não dá para incluir tantos países na mesma viagem. Melhor deixar o outro país para a próxima viagem.
Até porque, o preço de deslocamento internacional geralmente é bem alto, seja de avião, de transporte público, de carro. Nós preferimos economizar esse gasto e focar em atrações e cidades no mesmo país. Fica a dica para economizar em viagens!
Além do custo alto e desnecessário, o tempo gasto na imigração de um país para outro, também deve ser considerado. O país vizinho pode até ser muito próximo, mas, muitas vezes há muita demora para deslocamento internacional.
No total, se for contar o tempo gasto de sair do hotel, chegar no aeroporto ou rodoviária com horas de antecedência, ou o tempo para passar pela imigração, que dependendo da fronteira pode levar horas, você acaba perdendo o dia inteiro, um tempo de viagem precioso, que poderia ser aproveitado para conhecer mais no mesmo país.
A regra é: não há regras!
Pela nossa experiência em viagens nesses últimos 10 anos, eu diria que não temos uma regra padrão que se encaixe em todas as viagens, em todas as situações, todas as vezes.
Cada um de nós tem na cabeça algumas ideias de lugares que gostaria de conhecer. Aí conversando, a gente identifica quais são aqueles que nós dois queremos fazer.
A partir disso, começamos a pesquisar sobre os países “candidatos”, e avaliamos a viabilidade de ir, baseado em vários critérios. Esses critérios podem variar, mas geralmente consideramos os envolvam disponibilidade de dinheiro, de tempo, quantidade de atrações no país, época que podemos e época do ano no destino. Veja a seguir uma lista dos tópicos que mais consideramos para escolher um destino para viajar.
Lista de 16 coisas para pensar ao escolher seu próximo destino de viagem
- facilidade de transporte para chegar ao país,
- preço do transporte até o país
- tempo necessário para chegar ao país
- distância entre onde estamos até o país,
- vistos, documentação e valores para entrada no país
- custo de vida médio do país
- previsão de gastos com hospedagem
- previsão de gastos com alimentação
- previsão de gastos com passeios
- previsão de gastos com deslocamentos no país
- orçamento geral de quanto vai custar essa viagem
- lista de passeios e atrações que queremos conhecer
- dias necessários para fazer tudo que previmos de passeios no país
- dias disponíveis que teremos para viajar
- época do ano que poderemos viajar
- prós e contras de viajar para o país na época que poderemos ir
Enfim, com esta lista, temos uma base para considerarmos se é possível viajar para certos países.
Com tudo isso analisado, tomamos a melhor decisão para o nosso momento atual, e assim definimos qual será o próximo destino de viagem! Tem dado certo para nós desde a nossa primeira viagem juntos, em 2009! 🙂
E você, como faz para decidir qual será o seu próximo destino de viagem? Diga aqui pra gente!
Gostou do artigo? Acha que este texto pode ser útil para alguém que você conhece?
Compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais!